Os excelentes sinais do novo Benfica

Há bem pouco tempo falava com um amigo que me dizia: “Este ano o Benfica não dá hipóteses. Nem é preciso jogar”. Encolhi os ombros, apenas. Depois lembrei-me do ano passado, do outro anterior, e ainda de mais outro. Nos adeptos benfiquistas, o discurso é o mesmo. Invariavelmente, época atrás de época. Todos facilmente reconhecemos que o Benfica já não tem o poderio de outros tempos, embora a grandeza se mantenha. Em Portugal, o FC Porto tem assentado um domínio a bel-prazer. Neste passado recente, os encarnados viveram de ilusões. Será assim mais uma vez?

Numa resposta pronta: não. É a minha opinião, somente. E explica-se por aquilo que tem sido feito até este momento – faltam duas semanas para o início do campeonato -, pois parece-me que a confiança benfiquista tem razão de ser. Atenção: confiança e não euforia, porque são aspectos bem distintos. Uma coisa é acreditar que será este o ano do Benfica, outra completamente diferente é colocar-se em bicos de pés e subjugar a concorrência. Os jogos de pré-época mostraram um excelente jogo, no entanto, é óbvio que isso não dá títulos nem serve para nada, excepção feita ao crescimento como equipa.

Carlos Queiroz, o seleccionador nacional, afirmou que “a qualificação para o Mundial é uma maratona e não um sprint“. O campeonato também assim o é: não basta ser mais forte nalguns jogos, é necessário sê-lo sempre, é preciso que haja regularidade. O Benfica do ano passado era, acima de tudo, irregular. O de agora, de Jorge Jesus, é bem diferente porque mostra mais chama, mais querer, mais garra. Penso que o leitor concordará se disser que está melhor do que na temporada anterior. Indiscutivelmente. Os adeptos voltaram a ter esperança no futuro e faz sentido que assim seja. Estabilidade é a palavra-chave para qualquer bom resultado…

Anúncios

2 thoughts on “Os excelentes sinais do novo Benfica

  1. Antes de mais é preciso ter calma e perceber que estes jogos dão 0 pontos para o campeonato. Ou seja, é bom estarmos a jogar bem, mas quando o campeonato começar estamos todos com 0 pontos.Depois é preciso aprender que nas épocas anteriores o entusiasmo também aparece e em alguns casos dura meses. No ano passado, por exemplo.No entanto eu acredito mais este ano que nos dois anteriores porque confio mais nas capacidades do Jorge Jesus (há duas épocas já se adivinhava que o Fernando Santos ia levar um chuto).E por já acompanhar o trabalho do Jorge Jesus há uns anos, acredito que este ano vamos ser melhores. Não sei se os melhores, mas pelo menos melhores que nos anos anteriores.Ganharemos o campeonato? Não sei, temos hipóteses mas convém não desprezar a estrutura do Porto e a capacidade do Paulo Bento para fazer omeletes sem ovos.Para finalizar custa-me ler benfiquistas escreverem que mesmo tendo em conta os 6 ou 8 pontos que vamos ser roubados, não daremos hipóteses. Isto é entrar em euforias dispensáveis…

  2. afectado,Estou completamente de acordo e foi precisamente essa ideia que quis fazer passar. O Benfica está, quanto a mim, bem melhor do que no passado mas de que valem estes jogos?Absolutamente nada, tirando o aspecto psicológico. Penso que o plantel oferece mais garantias mas as contas só são feitas no final.Um abraço.

Comentar. Com qualidade e com opinião própria. Sem ofensas e sem excessos.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s