FC Porto-Sporting (antevisão)

Um clássico do futebol português com quase todos os condimentos que lhe são característicos. As equipas, FC Porto e Sporting, defrontam-se num momento em que estão empatados na tabela classificativa. Para os portistas, é fundamental vencer para não alastrar a série de duas derrotas oficiais – ante o Chelsea e com o Sp.Braga – e o Sporting é um adversário com boas recordações pois, na última temporada, os dragões ganharam, em Alvalade, depois de terem sido goleados pelo Arsenal. Anos antes, já haviam cobrado uma factura de José Mourinho. Na outra margem, o Sporting, sem ser nunca espectacular ou encantador, tem recuperado bem de um mau arranque. Esta partida, para os leões, poderá ser um mudança definitiva e um renascer de uma equipa que estava, à partida, mais frágil do que os rivais. Motivos de interesse não faltarão.

Surgiram, à última hora, duas dores de cabeça para os treinadores. Jesualdo Ferreira, já conhecedor da ausência de Silvestre Varela, viu-se privado de Cristian Rodríguez. O extremo uruguaio, em teoria habitual no onze-base mas ainda com poucos minutos neste campeonato devido a não possuir o melhor ritmo depois de regressar de lesão, deveria ocupar o lugar que tem sido de Varela, no entanto, voltou a lesionar-se e é uma carta fora do baralho portista. Mariano González deverá ser o escolhido por Jesualdo para se juntar a Hulk e Falcao no tridente ofensivo. No Sporting, Paulo Bento perdeu, primeiro, Pedro Silva e, em vésperas do clássico, Marco Caneira. São, portanto, dois laterais que não contam embora apenas Caneira devesse ser titular no lado esquerdo. Como se substituiu? Com outro lateral, disse o treinador leonino. Que poderá perfeitamente ser Grimi, apesar de regressar de uma longuíssima lesão. Miguel Veloso poderá, também, recuar do meio-campo para a defesa e abrir uma vaga para Pereirinha.

À primeira vista, no papel, o FC Porto possuirá algum ascendente. Joga em casa e tem-se mostrado mais consistente, mesmo que a derrota em Braga tenha deixado a nu alguns problemas na construção de lances de futebol ofensivo. Também por isso, desta feita, Jesualdo Ferreira deverá colocar em campo Belluschi em detrimento de Guarín, ou seja, um homem mais criativo contra outro mais talhado para a contenção e para oferecer maior coesão defensiva. No Sporting, moralizado pela vitória frente ao Heerenveen e pela reviravolta contra o Olhanense, não deverá haver grandes surpresas até porque Matías Fernandéz parece cada vez mais integrado numa equipa que espera sempre golos de Liedson. Já que se fala dele: o Levezinho nunca marcou na casa do FC Porto, contando para o campeonato.

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO: Helton; Fucile, Bruno Alves, Rolando e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Raul Meireles; Mariano, Falcao e Hulk.

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Matías Fernandéz; Yannick e Liedson.

Anúncios

2 thoughts on “FC Porto-Sporting (antevisão)

  1. visitehttp://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/Se estiver interessado em fazer troca de links, coloque comentário no meu blog se faz favorabraço

Comentar. Com qualidade e com opinião própria. Sem ofensas e sem excessos.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s