A nova época em antevisão – Jorge Baptista

As mesmas questões, um novo olhar, ideias diferentes. A pergunta pertinente de sempre: quem será o novo campeão? Os candidatos, tradicionalmente, são três, os três grandes, se bem que se possa juntar o Sp.Braga, um outsider que procura colar-se de vez ao topo, pelo que realizou na temporada anterior. Jorge Baptista, colaborador da FIFA e comentador desportivo, deixa o grupo mais restrito: Benfica e FC Porto. O campeão em título, mesmo tendo começado mal a temporada, e o clube dominador das últimas épocas, neste ano com uma nova mentalidade procurando atingir o velho objectivo. De Sp.Braga e Sporting, por motivos diferentes, espera-se menos, não entrando na corrida até final, os bracarenses por ainda não terem todas as condições para apostar forte no título e os leões por precisarem, antes de mais, de se renovar internamente. Essa é, pelo menos, a opinião expressa por Jorge Baptista ao FUTEBOLÊS. Para confirmar até Maio.


FUTEBOLÊS: Pela temporada que realizou no ano passado, mesmo tendo perdido três peças importantes, o Benfica mantém-se na
pole-position na corrida ao título ou o início de época com o pé esquerdo baralhou as contas?

JORGE BAPTISTA: Apesar de um mau início e apesar mesmo de algumas ausências, creio que o Benfica continua a ser o principal candidato ao título: praticamente a mesma equipa, a mesma estrutura, o mesmo treinador. Caso assim não suceda terá de ser visto como um rotundo retrocesso e falhanço clamoroso do treinador. Para mim, das saídas, a de Ramires é aquela que mais mossa irá fazer ao Benfica ao longo do campeonato. E este tipo de jogadores nunca têm substituto… A saída de Quim para a contratação do guarda-redes Roberto é um grande mistério. Ou talvez não!

O Sp.Braga é uma equipa diferente. Terá capacidade para se intrometer na luta pela conquista do campeonato?
Não creio. O Sp. Braga fez uma temporada espectacular, tem um treinador que aprecio tecnicamente e uma Direcção inteligente e por isso mesmo considero que vai pelo caminho mais correcto, mas ainda não creio ter chegado o seu verdadeiro timing. Mudou muito da época passada para esta e isso vai pesar, como muito poderá pesar a carreira que fizer nas competições europeias.

O FC Porto, com uma nova cara, poderá voltar a assentar o seu domínio?
O FC Porto conta a seu favor um passado recente de avassalador domínio do futebol português. Teria que cometer inúmeros disparates em muito pouco tempo para deixar de entrar nestas contas finais. Tem cultura de vitória, tem organização, tem talentos em todos os sectores, tem experiência e tem um desígnio à volta da sua bandeira: impor o valor do Norte à custa de uma humilhante derrota do Sul. Apenas um aparte: o novo treinador parece ter-se inebriado demasiado cedo com a vitória na Supertaça.

Crónico candidato ao título, desastrado na época anterior, com novos princípios mas uma estreia amarga: o que se pede ao Sporting?
O que se pede ao Sporting é organização interna. É talvez o clube mais gerido de fora para dentro que existe na modalidade em Portugal, precisamente porque lá dentro, a competência não abunda. E quando está debilitado de resultados ainda mais se nota. Temo que o Sporting esteja a cair cada vez mais num abismo de onde poderá não sair tão cedo. Só por simpatia (e pela sua ainda grandeza histórica no nosso meio futebolístico) continua a ser um crónico candidato ao título.

As contas do título passarão por estas quatro equipas. O que esperar das restantes? Alguma surpresa?
Penso que as contas do título cedo ficarão definidas entre dois candidatos: Benfica e FC Porto. A considerar-se eventualmente um terceiro poder-se-á empurrar o Sp. Braga para a cabeça mas perante a hipótese de se inverter a situação europeia da época passada, é bem possível que o Sporting possa aproveitar para se reposicionar. Isto é, se quiser e…souber.

NOTA: O questionário foi respondido após a primeira jornada mas ainda antes da segunda ronda da Liga ZON Sagres 2010-2011.

Anúncios

One thought on “A nova época em antevisão – Jorge Baptista

Comentar. Com qualidade e com opinião própria. Sem ofensas e sem excessos.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s